terça-feira, 19 de agosto de 2008

O que é ADORAÇÃO?


Hoje me perguntava “O que é adoração?”.

Já ouvi diversas pregações em que pastores, evangelistas, ministros de louvor diziam que a igreja deve adorar a Deus. Mas, será que sabemos o que é adoração?

Diante dessa dúvida fiz o que qualquer servo deve fazer, segui o conselho de Paulo quando ele disse: ‘Examinai as escrituras.’.

Primeiramente, para poder entender o que a Bíblia me falava a respeito, busquei o significado original da palavra ‘adoração’ ou ‘adorar’.

No dicionário da Língua Portuguesa adorar significa: render culto, venerar, amar extremamente. Em hebraico a palavra usada para adoração é abhôdhâ e no grego latreia, ambos significam servir com temor reverente, admiração e respeito. João, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, diz em seu evangelho, no capítulo 4 e versículo 24 que ‘Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.’. Portanto, devemos ‘amar excessivamente ao Senhor’, render a Ele todo nosso amor e dedicação, servindo com respeito e admiração.


“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4:25)

Ficar emocionado por um momento não é adoração. Deus deseja que nos rendamos a Ele. Não só através de uma linda canção, em um breve momento, mas em todo o tempo, em nossas atitudes, no nosso comportamento, nossas orações, tratando respeitosamente ao nosso próximo, fazendo o bem a todos. Isso também é adorar a Deus. Adorar em ‘espírito’ e em ‘verdade’.

O verdadeiro adorador tem o seu caráter restaurado, pois foi para adorar a Deus que fomos criados. Adorar a Deus é servíLo com devoção, com admiração e zelo a Sua Obra.

“Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” (Salmos 1:2)

Durante o dia e durante a noite meditar na lei do Senhor. Em todo o tempo ser um servo fiel. A adoração não deve parar ao terminar o culto; ela deve continuar em nosso dia-a-dia. O nosso Cotidiano deve ser pautado na Lei do Senhor Nosso Deus.

Muitos limitam a adoração ao louvor, eu não consigo ver assim. O louvor é um dos elementos que nos levam a adoração e é, perfeitamente, possível que eu esteja louvando a Deus sem adorá-lo.

Durante o período da ministração da música, nos elevamos a Deus com mais facilidade, é bem verdade. Mas, não devemos parar por aí. Nossa adoração ao Pai não pode ser durante os minutos da ministração do louvor e sim, em todo o tempo e hora e lugar. Nossa vida deve ser rendida em adoração.

Deixe que Deus encontre em seu coração o espírito devoto e sincero de um verdadeiro adorador!

“Porque nEle vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.“ (Atos 17:28)

Louvado e engrandecido seja o Nosso Deus!

Nenhum comentário: